Search
Close this search box.
Search

Casos de feminicídio no Brasil chegam a 10,6 mil em 9 anos e registram recorde em 2023

Segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira(07), pelo Fórum de Segurança Pública, de 2015 a 2023 o Brasil registrou 10.655 casos de feminicídios. Só em 2023 foram registradas 1.463 ocorrências do crime. Nesses quase 09 anos, 63,6% dos crimes cometidos foram motivados por ciúmes.

PUBLICIDADE


Dentre os estados, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal se destacam pelas maiores taxas de feminicídio no ano passado. Enquanto isso, São Paulo, Ceará e Amapá registraram os menores índices. Entretanto, o Fórum aponta uma possibilidade de subnotificação no estado do Ceará, visto uma diferença considerável entre o número de feminicídios e o total de homicídios de mulheres.

Desde o vigor da lei do feminicídio, em 2015, 2023 foi o ano com mais casos. É considerado o crime de feminicídio quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima. Atualmente, há uma proposta em tramitação no Congresso para que a pena mínima seja de 20 anos de prisão.

Todos os direitos reservados