Famoso nos anos 80, o personagem Fofão se tornou alvo de uma briga judicial entre a família do criador do personagem, Orival Pessini, e o grupo Carreta Furacão. Uma decisão do Tribunal de Justiça (TJSP) determinou que o grupo pare de usar a caracterização do personagem e também pague uma multa, no valor de R$70 mil aos familiares.
Para a Agência Artística S/S Ltda, representante da família de Orival, o ‘Fonfon’ é uma cópia não-autorizada do Fofão, sendo assim classificado como plágio e uso indevido e desautorizado da obra. O pagamento de indenização foi solicitado pela família, como danos autorais patrimonias e morais, além da proibição do uso do personagem e a retirada dos vídeos das redes sociais.
Já a defesa da Carreta Furacão, argumenta que não há confusão do público quanto a diferença entre os personagens e que o ‘Fonfon’ tirou o medo do público infantil do personagem original. A defesa alega ainda que, quando estava vivo, Orival tomou conhecimento da existência do personagem no Carreta Furacão e nunca se manifestou contrário ao mesmo.