Nesta terça-feira (06), a sessão ordinária da Câmara de Vereadores discutiu o projeto de lei, de autoria de Silvania Barbosa, que institui o dia 13 de agosto como o ‘Dia municipal do Rap’, em Maceió.
O projeto de lei n. 118/2025, institui o Dia Municipal do Rap, deverá ser celebrado, anualmente, no dia 13 de agosto. Se aprovado, a data passará a integrar o Calendário Oficial de eventos de Maceió. O Dia Municipal do Rap visa valorizar a cultura rap, com a divulgação dos trabalhos realizados pelos movimentos artísticos, podendo ser realizadas apresentações musicais, batalhas de Freestyle e movimentos que promovam a cultura do Rap no Município de Maceió como ferramenta de integração social. Por fim, cita que esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas todas as disposições em contrário.
O projeto passará por votação, mas já é considerado um marco para a cultura do hip-hop alagoano que sofre com a desvalorização no estado. Além disso, a proposta foi considerada constitucional por estar em conformidade e garantir o incentivo à cultura e a valorização das manifestações culturais.