Depois de três dias sendo velado da Basílica de São Pedro, o caixão do Papa Francisco foi selado nesta sexta-feira, após rito iniciado às 20h. ( 15 h no horário de Brasília)
Uma hora antes, a visitação havia sido encerrada ao público. Segundo o vaticano, 250 mil fieis se despediram do pontífice desde quarta, quando seu corpo deixou a Casa Santa Marta, onde vivia, e chegou em uma procissão na capela-ardente.
A cerimônia litúrgica de fechamento do caixão foi presidida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da santa igreja romana, que comandará o conclave e é um dos cotados para suceder Jorge Bergoglio. O vaticano informou, em nota, que diversos cardeais e oficiais da Santa Sé compareceram ao evento.
O rito foi encerrado por volta das 21h ( 16 em Brasília) com a leitura do “Rogito per il Pio transito”. O documento, que registra a via e oba do Papa, terminou afirmando que “Francisco deixou a todos um maravilhoso testemunho de humanidade, vida santa e paternidade universal” . O texto foi colocado dentro do caixão que em seguida foi selado.