12 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Caçulas e filhas mulheres são preferidos pelos pais, mostra estudo

Um estudo da BYU (Universidade Brigham Young), nos Estados Unidos, mostra que filhas mulheres, filhos mais novos e crianças com personalidade responsáveis são mais favorecidas pelos pais. No entanto, esse favoritismo pode ter impactos significativos no desenvolvimento e na saúde mental dos filhos.

“O que acontece na infância repercute pelo resto da vida. Crianças que se sentem menos amadas podem desenvolver transtornos psiquiátricos no futuro, como ansiedade e depressão”, afirma Rodrigo Huguet, psiquiatra da Rede Mater Dei de Saúde, em entrevista ao O Globo.

O estudo, publicado na revista Psychological Bulletin, analisou dados de mais de 19 mil pessoas na Europa e na América do Norte. Os cientistas investigaram como a ordem de nascimento, gênero e traços de personalidade influenciam o tratamento diferenciado dentro das famílias.

Os resultados mostraram que os filhos mais novos recebem mais atenção e cuidado, enquanto os mais velhos ganham maior autonomia, sendo menos controlados conforme crescem. Além disso, tanto pais quanto mães demonstraram uma leve preferência pelas filhas em relação aos filhos.