10 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Cabo Bebeto denuncia impedimento de famílias na Sesau e critica gestão

Durante a sessão desta quarta-feira (10) na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) fez duras críticas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O parlamentar afirmou que vereadores e familiares de crianças autistas e com paralisia cerebral foram impedidos de entrar no prédio da Sesau enquanto buscavam uma reunião com o secretário Gustavo Pontes, após o anúncio do rompimento abrupto do contrato de equoterapia em Maceió.

Segundo o deputado, pais e mães procuraram seu gabinete na semana passada para relatar preocupação com o fim do serviço, essencial para o desenvolvimento das crianças. Ele afirmou que, diante da falta de resposta da pasta, os vereadores Caio Bebeto e David Empregos acompanharam as famílias até a sede da Secretaria nesta manhã, mas foram barrados por um homem identificado como Luiz Dantas que, conforme consulta ao Portal da Transparência citada pelo parlamentar, teria sido exonerado em 2024 e não ocuparia cargo público que justificasse sua atuação no órgão.

Cabo Bebeto classificou a postura do homem como “ignorante e desequilibrada” e rebateu acusações de que ele e os vereadores produziriam “fake news” contra a Sesau. Em discurso inflamado, o deputado afirmou desconhecer qualquer vínculo funcional de Dantas com a Secretaria e encaminhou um ofício ao secretário Gustavo Pontes para esclarecer o papel desempenhado por ele dentro do órgão.

O parlamentar também ampliou as críticas à gestão da Saúde, afirmando que Alagoas vive “a pior saúde de todos os tempos”. Ele citou episódios que já vem denunciando, como falta de pagamento à empresa terceirizada VITAL, meses de inoperância do tomógrafo de Arapiraca, atrasos salariais em maternidades e problemas graves em contratos de home care. Ao encerrar, Cabo Bebeto responsabilizou a direção da Sesau pela situação e afirmou que pretende retornar ao órgão para cobrar explicações pessoalmente.