14 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Brasil registra quarto foco de gripe aviária, desta vez em aves domésticas

Um novo foco de gripe aviária foi registrado em Campinápolis, no Mato Grosso, e envolve aves domésticas de subsistência. Com este, já são quatro focos em andamento da doença no Brasil. O novo foco da doença foi confirmado no sábado (7) pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). No dia seguinte, já foram adotadas medidas de erradicação e as ações de vigilância no raio de 10 km ao redor do foco.

“A ocorrência do foco confirmado de IAAP [vírus da influenza aviária de alta patogenicidade] em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros”, frisou o Ministério.

Há outros focos em andamento no país: em Minas Gerais, no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul. Em Brasília (DF) e em Sapucaia do Sul (RS) os focos ocorrem em zoológicos. Já em Mateus Leme (MG) é registrado em uma propriedade particular.

Atualmente, cerca de 160 países compram frango do Brasil, incluindo a China, que é o principal destino. Com o caso da gripe aviária, por regras sanitárias acordadas previamente, esse países param de receber os produtos brasileiros até o país se ver livre da doença.