Maceió, 14 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 27°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Brasil perdeu quase 2 milhões de hectares de água em 40 anos, aponta pesquisador

 

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o coordenador-técnico do Map Biomas Água, Juliano Schirmbeck, alertou que o Brasil não tem mais problemas apenas com a qualidade das águas, mas também com a quantidade. Segundo o especialista, desde o início do monitoramento, há 40 anos, o país perdeu 1 milhão e 900 mil hectares de superfície coberta por água. O Pantanal é o bioma em situação mais crítica.

Ainda segundo o coordenador do Map Biomas, nestes 40 anos de acompanhamento, a maior perda de água ocorreu nos reservatórios naturais – uma redução de 2 milhões e 400 mil hectares. No mesmo período, 1,5 milhão de hectares de reservatórios artificiais teria sido criado para geração de energia ou irrigação, por exemplo. O grande problema, como explicou Juliano Schirmbeck, é que os reservatórios criados são menos resilientes às mudanças climáticas que os naturais.

Gustavo Veronesi, coordenador da Causa Água Limpa da SOS Mata Atlântica, chamou a atenção para a má qualidade da água. Levantamento publicado no ano passado pela instituição mostrou que apenas 7,6% dos rios monitorados na área de Mata Atlântica apresentaram qualidade boa. Os debatedores defenderam a aprovação de um projeto que institui a política nacional de proteção de rios (PL 2842/24).