8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Brasil falha na meta de alfabetização infantil e ainda enfrenta alto índice de analfabetismo

O Brasil não conseguiu alcançar a meta de alfabetização infantil estabelecida para 2024. Segundo dados divulgados em julho pelo Ministério da Educação, apenas 59,2% dos estudantes que concluíram o 2º ano do ensino fundamental na rede pública estão alfabetizados, abaixo do objetivo de 60%, definido pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Além do desempenho aquém entre crianças, o cenário entre adultos é ainda mais preocupante: três em cada dez brasileiros são considerados analfabetos funcionais. Isso significa que, embora saibam ler e escrever palavras simples, têm dificuldades para interpretar textos, compreender informações básicas e se comunicar com clareza, o que compromete o exercício pleno da cidadania.

A meta do governo é que, até 2030, pelo menos 80% dos estudantes estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental. Para isso, o Ministério da Educação promete intensificar ações nas redes públicas, tanto no apoio à alfabetização infantil quanto no combate ao analfabetismo funcional na população adulta.