Maceió, 13 de abril de 2025.
Tempo: 🌡️ 31°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Brasil é 5° país com mais denúncias de abuso sexual infantil online

A rede internacional InHope divulgou um relatório na última quinta-feira (3), informando que, em 2024, o Brasil configurou em quinto lugar na lista de países com mais denúncias de páginas que distribuíram conteúdos de abuso sexual infantil. Nas primeiras posições estão Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

De 2022 a 2024, o país multiplicou sua posição no ranking que antes era 27ª. A análise da InHope coleta os dados coletados de 55 canais de denúncia de crimes na internet, chamados de hotlines, integrado à associação internacional e está presente em 51 países.

No Brasil, as contagens são realizadas pela entidade SaferNet, que tem parceira com Ministério Público Federal (MPF), desde 2006. Das mais de 50 mil páginas denunciadas no país, 10.823 foram repassadas a hotlines e autoridades de outros países, também, ao que tudo indica, envolvem vítimas de outras nacionalidades. No cálculo, também entram as páginas associadas a crimes que aparentemente não ocorreram no Brasil.

No ano passado, foram detectadas 1.115 diferentes páginas hospedadas no Brasil, que equivale a 0,05% de todas as páginas com material de abuso sexual infantil identificadas no mundo. Segundo a SaferNet tais páginas foram recebidas e analisadas pelo Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF e autuadas para investigação. A plataforma SaferNet mantém a Central Nacional de Denúncias, é conveniada e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência online.