10 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por endoscopia após cirurgia

A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou, na tarde desta terça-feira (30), um novo boletim sobre o estado de saúde após uma cirurgia que durou cerca de três horas. O procedimento foi realizado no Hospital DF Star, em Brasília, onde ele permanece internado.

Segundo os médicos, Bolsonaro será submetido a uma endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira (31) para avaliação de refluxo gastroesofágico. O ex-presidente segue em cuidados pós-operatórios de uma herniorrafia inguinal bilateral, além de realizar fisioterapia respiratória, terapia com CPAP noturno e medidas preventivas contra trombose.

A necessidade de intervenções adicionais ocorreu após o paciente apresentar novos episódios de soluços, relacionados ao nervo frênico, responsável pela contração involuntária do diafragma. Para aliviar o quadro, houve complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos.

Internado desde o Natal, Bolsonaro deve permanecer no hospital até o início de 2026. Ele é acompanhado por familiares, após autorização do ministro do STF Alexandre de Moraes para realizar o procedimento, embora o uso de celulares no quarto esteja restrito.