Search
Close this search box.
Search

Bolsonaro desafia decisão do STF e insinua possibilidade de fuga do Brasil

BRASILIA, BRAZIL - MARCH 31: President of Brazil Jair Bolsonaro looks on during a farewell ceremony for outgoing ministers on March 31, 2022 in Brasilia, Brazil. Bolsonaro's administration replaces nine out of 23 ministers, who resign to run for positions in October elections. (Photo by Andressa Anholete/Getty Images)

Em uma entrevista ao canal conservador AuriVerde Brasil, no YouTube, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a retenção de seu passaporte pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não o impediria de fugir do país. “Eu não sou réu, pô. ‘Ah, pode fugir’. Eu posso fugir agora. Qualquer um pode fugir”, criticou Bolsonaro, em tom provocativo. A declaração aconteceu diante do cenário jurídico delicado para o ex-presidente. Ele ainda enfrenta investigações que envolvem suposta tentativa de golpe de Estado.

PUBLICIDADE


A revolta explodiu após o STF manter, na semana passada, a decisão de negar a devolução do passaporte de Bolsonaro. Ele havia solicitado autorização para viajar aos Estados Unidos e acompanhar a posse do presidente americano Donald Trump. A Procuradoria-Geral da República (PGR) reforçou o veto ao pedido, o que levou Bolsonaro a reagir publicamente, a frustração. Em fevereiro de 2024, a Polícia Federal apreendeu o passaporte do político no diretório do PL, em Brasília, como parte de uma investigação sobre articulações antidemocráticas durante o final do mandato.

Bolsonaro também comentou, em tom pessoal, a “despedida” emocionada da esposa, Michelle Bolsonaro, que embarcou sozinha para os Estados Unidos para acompanhar o evento de Trump. “Ela tem personalidade, faz um trabalho discreto. Logicamente, queria estar do lado dela. Por isso, a gente chora. Por que não chora? Ou eu sou uma máquina?”, justificando suas lágrimas. A fala reforça o clima de tensão, isolamento político, e marca a vida pública do ex-presidente, acuado por decisões judiciais e investigações sobre sua atuação no poder público.

Todos os direitos reservados