Boletos poderão ser pagos via Pix a partir de fevereiro

A partir de 3 de fevereiro, os boletos contarão com um QR Code específico que permitirá o pagamento via Pix, segundo o Banco Central (BC). A novidade busca trazer mais agilidade e conveniência ao processo, ampliando a aceitação do meio de pagamento instantâneo.

PUBLICIDADE


Atualmente, algumas instituições já oferecem o pagamento de boletos por QR Code, mas a regulamentação do BC padroniza a modalidade e estabelece responsabilidades entre os participantes do sistema.

Segundo Ricardo Vieira Barroso, chefe de divisão do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), a mudança visa modernizar o uso do boleto, garantindo mais segurança para pagadores e recebedores: “A possibilidade de pagamento do boleto por meio do Pix e a criação do boleto dinâmico têm como objetivo modernizar esse instrumento de pagamento [boleto], trazendo mais conveniência e segurança tanto para o pagador quanto para o recebedor dos recursos”, disse.

No caso do boleto dinâmico, a nova funcionalidade permitirá maior proteção em transações envolvendo títulos representativos de dívidas, como a duplicata escritural.

Todos os direitos reservados