8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Bebê dado como morto é encontrado vivo em velório, mas não resiste e morre em hospital

Morreu na noite desse domingo (26) o recém-nascido que havia sido declarado morto por um hospital de Rio Branco, no Acre, mas foi encontrado com vida pelos familiares pouco antes do sepultamento. A criança, nascida com 24 semanas de gestação, apresentava prematuridade extrema e estava internada desde sábado (25), após ser descoberta viva durante o velório.

Segundo a Secretaria de Saúde do Acre, o parto normal ocorreu na noite de sexta-feira (24) na maternidade Bárbara Heliodora. Na ocasião, o bebê foi dado como sem sinais vitais e teve o óbito atestado pela equipe médica. Doze horas depois, durante o velório, familiares perceberam que o recém-nascido ainda respirava. Ele foi levado de volta ao hospital, mas não resistiu às complicações e morreu em decorrência de um quadro de choque séptico e sepse neonatal.

A equipe médica responsável pela verificação do óbito foi afastada, e o Ministério Público do Acre solicitou explicações à Secretaria de Saúde. Em nota conjunta, a pasta e a maternidade afirmaram que “todos os esforços possíveis foram realizados para garantir o melhor cuidado e suporte durante todo o período de internação”, destacando que, devido à condição delicada do bebê, uma transferência não foi cogitada por risco de agravamento.

A Secretaria de Saúde informou ainda que instaurou uma apuração interna para esclarecer os fatos e avaliar eventuais falhas nos procedimentos adotados pela equipe médica.