Consumidores endividados agora têm uma nova chance de reorganizar suas finanças por meio do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, iniciativa que reúne mais de 160 instituições, incluindo o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons. A ação permite que cidadãos renegociem dívidas de cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado com condições especiais, como parcelamentos e descontos significativos.
Para participar, é necessário ter conta Prata ou Ouro no portal Gov.br e acessar o site www.consumidor.gov.br, onde é possível selecionar a instituição financeira e iniciar o processo de renegociação. Os bancos têm até dez dias para responder às solicitações. O mutirão, porém, não contempla financiamentos de veículos, motocicletas ou imóveis.
O programa é especialmente importante para pessoas em situação de superendividamento, que recebem suporte do Procon na elaboração de um plano de pagamento compatível com sua renda. Além do mutirão, ferramentas como o Registrato (do Banco Central), o portal Meu Bolso em Dia (da Febraban) e o Feirão Serasa Limpa Nome também ajudam os consumidores a obter um panorama completo de suas dívidas e a negociar débitos com empresas e instituições financeiras.











