24 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Banco Central: Lula assina exoneração de diretores e abre espaço para indicações

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (24/12) a exoneração de dois diretores do Banco Central (BC). Com o fim do mandato, Diogo Abry Guillen, diretor de Política Econômica, e Renato Dias de Brito Gomes, responsável pela Organização do Sistema Financeiro, deixarão os cargos a partir de 1º de janeiro de 2026.

As saídas abrem espaço para novas indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à cúpula da autoridade monetária. Até o momento, o Palácio do Planalto não anunciou os nomes que irão substituir os dirigentes. As indicações ainda precisam passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado Federal.

Os diretores do Banco Central e os integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom) possuem mandatos fixos de quatro anos, com nomeação feita pelo presidente da República. Atualmente, dos nove diretores do BC, sete foram indicados por Lula, enquanto Guillen e Renato Gomes haviam sido nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).