O aumento do nível do mar, devido à emergência climática, pode afetar cerca de 2 milhões de brasileiros nos próximos anos, conforme uma pesquisa publicada pelo Climate Central. Segundo o estudo, se o mar continuar a subir, ele deve ameaçar principalmente as capitais de Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, São Luís, Aracaju, João Pessoa, Natal e Maceió.
Outras capitais, como Florianópolis, Porto Alegre e Vitória também seriam afetas de forma menos severa. Além disso, cidades como Santos, no litoral paulista, toda a extensão do litoral nordestino, e municípios nos arredores da divisa entre Amapá e Pará também seriam fortemente afetados.
Um mapa interativo criado pela plataforma mostra as áreas afetadas de cada município, caso o mar avance entre um e dez metros acima do nível da maré. Próximo a Maceió, o aumento do nível do mar seria percebido no entorno da Lagoa Manguaba, em Satuba, Cadoz, Taperágua, e Massagueira.
Os dados foram apurados pela ONG com base em informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) para o mapeamento. Na média global, o nível do mar já subiu 9 centímetros nos últimos 30 anos. A estimativa é que o índice possa chegar a 80 cm no ano de 2100.