Search
Close this search box.
Search

Ator compara o que se comprava no mercado com R$250 em 2010 e o que se compra hoje

Vídeo:

PUBLICIDADE


Um vídeo do ator Júlio Rocha comparando o que se comprava em 2010 com R$ 250 no mercado e o que se consegue comprar hoje, com a mesma quantia, viralizou nas redes sociais. Na publicação, o artista faz uma brincadeira com a perda de poder de compra dos brasileiros e a alta de preços dos alimentos básicos.

Significa que, com o passar do tempo, o poder de compra tem sido cada vez menor. E existe uma explicação para isso: a inflação (entenda mais abaixo). No Brasil, a inflação oficial é medida pelo IPCA (Indice de Preços ao Consumidor Amplo). 0 indicador é divulgado mês a mês pelo IBGE.

O poder de compra significa, em termos simples, a capacidade de uma pessoa adquirir bens e serviços com uma moeda (nesse caso, o real). Para isso, é considerada a inflação — ou seja, quanto os preços aumentaram em um determinado período, por uma série de fatores.

Assim, além dos preços das prateleiras, a avaliação do poder de compra também considera se um mesmo valor em dinheiro é capaz de adquirir uma quantidade maior ou menor de certos produtos.

Todos os direitos reservados