14 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Ato em Copacabana protesta contra PL da Dosimetria e critica atuação do Congresso

Manifestantes de esquerda ocuparam a orla de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (14), em protesto contra a aprovação do PL da Dosimetria na Câmara dos Deputados. O projeto reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado e foi alvo de críticas de movimentos sociais e partidos de esquerda.

Cartazes com a frase “Sem anistia” dominaram a mobilização, reforçando o discurso contra qualquer tentativa de abrandamento das punições. O nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi citado com menor intensidade do que o do presidente da Câmara, Hugo Motta. A presença de um trompetista conhecido por tocar a marcha fúnebre em frente à prisão de Bolsonaro chamou a atenção e virou atração entre os manifestantes.

Além do PL da Dosimetria, os atos também reuniram críticas à escala 6×1 de trabalho e ao marco temporal das terras indígenas. O principal alvo das manifestações foi o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), citado em palavras de ordem como “Fora Hugo Motta” e “Congresso inimigo do povo”.