8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Ataque aéreo de Israel atinge vila no sul do Líbano e deixa um morto e sete feridos

Rescuers and first-responders stand outside a damaged building following an overnight Israeli strike in Al-Msayleh area in southern Lebanon on October 11, 2025. Lebanese President Joseph Aoun condemned Israel on October 11 for carrying out overnight strikes on civilian facilities that the health ministry said killed at least one person. (Photo by Mahmoud ZAYYAT / AFP)

Um ataque aéreo de Israel atingiu neste sábado (11) a vila de Msayleh, no sul do Líbano, matando uma pessoa e deixando sete feridos, segundo informações do Ministério da Saúde libanês. A ofensiva reacende as tensões entre os dois países, que vivem um frágil cessar-fogo desde novembro de 2024.

O Exército israelense afirmou que os bombardeios tinham como alvo “infraestruturas terroristas” do Hezbollah, grupo apoiado pelo Irã e considerado inimigo histórico de Israel. Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram ter “desmantelado uma estrutura usada para atividades militares” e alegaram que o local continha maquinário de engenharia pertencente ao grupo libanês.

O governo do Líbano, por outro lado, classificou os bombardeios como uma “flagrante agressão israelense contra instalações civis”. Autoridades locais acusam Israel de violar repetidamente os acordos de cessar-fogo firmados sob mediação dos Estados Unidos no fim do ano passado.

Desde o início de 2025, Israel tem realizado ataques regulares em território libanês, alegando que o Hezbollah tenta se reagrupar e fortalecer posições na fronteira. O aumento da tensão levanta temores de uma nova escalada militar na região, já abalada pela guerra de Israel em Gaza.