Nesta sexta-feira (10), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, toma posse nesta sexta-feira (10) em cerimônia que contará com a presença de delegações do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Representantes dessas comitivas participaram, nos dias anteriores, do “Festival Mundial Internacional Antifascista”, promovido pelo Foro de São Paulo em Caracas.
Entre os dirigentes presentes estavam Valter Pomar e Mônica Valente, ambos secretários-executivos do Foro, além das petistas Camila Moreno e Vera Lúcia Barbosa. O evento, realizado entre quarta e quinta-feira, coincidiu com a notícia da prisão e posterior liberação da líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, durante protestos no país. O governo Maduro nega a detenção.
A participação das comitivas brasileiras reflete o apoio político de segmentos da esquerda latino-americana ao governo de Maduro, apesar das críticas internacionais à gestão venezuelana e às denúncias de repressão contra opositores.