Artistas e intelectuais enviaram uma carta ao presidente Lula (PT) pedindo que ele rompa relações com Israel. O documento está assinado por artistas como Chico Buarque de Hollanda, Gilberto Gil, Wagner Moura e Emicida, por escritores e intelectuais como Milton Hatoum, Raduan Nassar e Jessé Souza.
Também está assinalado por advogados e juristas como Pedro Serrano, Juarez Tavares, Antônio Carlos de Almeida Castro e Carol Proner, e por ex-ministros de diferentes governos como Luiz Carlos Bresser-Pereira, Paulo Sérgio Pinheiro, Eleonora Menicucci, Paulo Vannuchi, José Dirceu e Eugênio Aragão.
No texto, eles afirmam que o Brasil “sob uma liderança de sua envergadura”, poderia contribuir “para que se encerre essa carnificina insuportável” promovida por Israel na Faixa de Gaza. “O Brasil tem apresentado seguidas propostas para o cessar-fogo na Faixa de Gaza e a solução de dois Estados estabelecida por resoluções internacionais”, diz um trecho do texto.
O manifesto foi divulgado poucos dias após o bombardeio israelense a um campo de refugiados montado em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, que causou pelo menos 45 mortes e deixou centenas de feridos. O ataque, que deixou crianças, mulheres e idosos carbonizados, causou indignação na comunidade internacional.