Responsável por apitar a partida entre CSA e Grêmio, válida pela terceira fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (30), no Estádio Rei Pelé, o árbitro mineiro Paulo César Zanovelli da Silva já esteve no centro de pôlemicas. Em setembro de 2023, ele foi suspenso por 15 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após um erro de arbitragem na Série A do Brasileirão.
O lance em questão ocorreu na vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o São Paulo. Zanovelli validou um gol após um toque de mão de um jogador tricolor que acreditava que a falta havia sido marcada. O juiz alegou ter dado vantagem no lance anterior, o que levou à manutenção do gol mesmo após revisão no VAR. A atuação gerou revolta do São Paulo, que chegou a pedir a anulação da partida.
O árbitro foi inicialmente denunciado por “deixar de observar as regras da modalidade”, mas a infração foi reclassificada para descumprimento de obrigações relativas à sua função. Ele acabou recebendo a pena mínima e seguiu apto a apitar partidas internacionais, por estar no quadro da FIFA.
Mesmo com o histórico recente, Zanovelli foi escalado pela CBF para comandar o confronto desta quarta. O trio mineiro será formado ainda pelos auxiliares Ricardo Junio de Souza e Leonardo Henrique Pereira, com Rafael Carlos Salgueiro (AL) como quarto árbitro. No VAR, o comando será de Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ).