Um projeto de lei aprovado nesta quarta-feira, 9, na Assembleia Legislativa, autoriza o Estado de Alagoas a criar um aplicativo para dispositivos móveis de marcação de consultas e exames na rede pública estadual de saúde. Por meio deste aplicativo, os usuários poderão:
– Efetuar marcação de consultas e exames
– Consultar estoque e solicitar previamente os medicamentos disponibilizados pelo sistema de saúde e farmácia popular
– Oferecer denúncias em relação ao funcionamento e infraestrutura das unidades de saúde do Estado de Alagoas
O uso do aplicativo será disponibilizado gratuitamente, sendo acessível nos sistemas operacionais iOS, Android e Windows Phone.
O autor do projeto, deputado Delegado Leonam (União Brasil), afirmou que a criação de um aplicativo de dispositivo móvel é extremamente importante para ampliar o acesso à saúde pública. Isso possibilitará marcações de consultas e exames de maneira rápida e efetiva pelo usuário do serviço público, evitando longas filas e desgaste emocional do paciente. Além disso, contribuirá para a organização institucional dos hospitais públicos do Estado de Alagoas.
“Além disso, este sistema possibilitará a consulta e solicitação prévia de medicamentos disponibilizados pelo Estado de Alagoas, auxiliando principalmente os pacientes que estão submetidos a tratamentos contínuos. Também incentivará a participação da população no controle da Administração Pública, disponibilizando mais uma ferramenta para a comunicação de denúncias estruturais e de atendimento”, destacou Leonam.