Search
Close this search box.
Search

Aprovação ao Governo Lula atinge 49%, aponta pesquisa PoderData

A mais recente pesquisa PoderData revela que a aprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 49%, um aumento de três pontos percentuais em relação ao levantamento anterior realizado em dezembro de 2023. A desaprovação à gestão do ex-presidente, por sua vez, teve uma leve queda, passando de 44% para 42%. Os dados foram coletados por telefone, abrangendo 2.500 entrevistados de 229 municípios brasileiros, no período de 27 a 29 de janeiro, com uma margem de erro de dois pontos percentuais.

PUBLICIDADE


Ao analisar a evolução da avaliação do governo federal de dezembro de 2023 para janeiro de 2024, observa-se um cenário de empate técnico. No último mês do ano passado, 35% dos entrevistados consideravam o trabalho de Lula como ruim ou péssimo, enquanto 32% o avaliavam como bom ou ótimo. Em janeiro de 2024, houve um leve aumento na avaliação positiva, atingindo 36%, em comparação com 34% de ruim ou péssimo.

Apesar dessa ligeira oscilação positiva, as pesquisas indicam que Luiz Inácio Lula da Silva ainda não conseguiu ultrapassar, fora da margem de erro, o teto de 51% de preferência que o elegeu à presidência em 2022. Desde janeiro de 2023, a aprovação varia dentro da margem de erro, enquanto a avaliação positiva caiu de 43% para 36%.

A pesquisa também revela variações na aprovação de acordo com a religião dos entrevistados. Entre os católicos, a aprovação ao governo Lula foi de 59%, enquanto 35% desaprovaram. Já entre os evangélicos, a maioria (58%) desaprovou, enquanto 29% aprovaram. A desaprovação dos evangélicos, no entanto, teve uma leve redução em relação ao mês anterior, passando de 62% para 58%.

A metodologia da pesquisa PoderData utiliza dados demográficos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a construção da amostragem, considerando variáveis como sexo, etnia, escolaridade, idade e renda familiar.

Todos os direitos reservados