Após viagens internacionais, Lula solicita troca do avião presidencial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) solicitou a troca do avião presidencial, que serve ao Palácio do Planalto, por uma aeronave maior. Desde que assumiu o cargo na presidência, foram 10 viagens ao exterior. Recentemente o petista passou quase 30 dias corridos fora do país.

A reclamação do presidente é de que a aeronave atual, um Airbus A319CJ não é suficiente e por este motivo, solicitou uma maior. O avião presidencial será substituído pelo Airbus A330-200, comprado em 2022 por US$80 milhões para uso militar. A Força Aérea Brasileira acatou o pedido do petista e deve reformar o avião para entregar para uso do Palácio do Planalto. A aeronave atual foi adquirida em 2005, no primeiro mandato de Lula e foi utilizada por seus sucessores desde então.

Lula quer um avião com mais autonomia de voo, que lhe possibilite viagens intercontinentais com menos paradas para checagem e abastecimento. Na nova aeronave presidencial, haverá uma sala ampla para reuniões oficiais e um quarto com cama de casal.

Todos os direitos reservados