Além da Febre Oropouche, a Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), também enfrenta com cautela, os casos de meningite em Alagoas que já fizeram sete vítimas fatais e tem outros quatro casos notificados. Os números resultaram em uma visita de técnicos do Ministério da Saúde que se reuniram nesta quarta-feira (14), para capacitação de profissionais de saúde.
A reunião foi realizada na manhã de hoje entre gestores da SESAU e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). O encontro foi direcionado a representantes das secretarias municipais de Saúde e contou com painéis sobre o cenário das meningites no estado, com ênfase na cidade de Maceió.
No total, Alagoas tem 11 registros confirmados, sendo 9 do tipo B. A informação é último Boletim Epidemiológico da Doença Meningocócica.
A secretária executiva da Sesau, Thalyne Araújo, informou que Alagoas já realiza um atendimento dos casos, mas que a vinda da equipe do Ministério da Saúde deve otimizar o trabalho.
“Aqui em Alagoas, a gente vem seguindo o que o Ministério determina. Mas a vista busca analisar os protocolos e nos ajudar ainda mais nas ações”, declara Thalyne, que também informou que os profissionais de hospitais deverão participar de uma capacitação com foco no diagnóstico em tempo oportuno e no atendimento ágil aos pacientes.
*Com informações da SESAU