19 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Após ser impedida de estudar pelo marido, mulher entra na universidade aos 65 anos

Foto: Reprodução/Correio 24 Horas

Após ser proibida pelo marido de estudar, abandonando a escola enquanto estava na 7ª série do ensino fundamental, Josélia Santos da Silva, de 65 anos, foi aprovada no curso de bacharelado interdisciplinar (BI) em cultura, linguagens e tecnologias aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Graças ao incentivo da filha e dos netos, Josélia voltou aos estudos em 2022, quando se matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando terminou o ensino fundamental, concluindo o ensino médio no Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, no bairro da Fazenda Grande I.

Dona Josélia não escondeu a felicidade da família quando sua filha descobriu sua aprovação na universidade. “Quando minha filha viu minha aprovação, foi uma alegria imensa”, disse.

Prestes a iniciar a rotina acadêmica na UFRB, dona Josélia deixou um conselho para os que desejam retornar à sala de aula. “O segredo é não parar de estudar, ler sempre e não parar no tempo. Depois de 43 anos fora da escola, abracei a oportunidade que tive e alcancei meu objetivo”.