Após posse de Trump usuários do Instagram relatam seguirem automaticamente as contas oficiais do presidente e vice

Após a nomeação do atual presidente dos EUA, Donald Trump, e os trâmites relacionados aos perfis oficiais dos novos presidente e vice (@POTUS e @VP), usuários do Instagram e do Facebook passaram a seguir automaticamente os perfis oficiais e culparam a Meta pelo ocorrido.

PUBLICIDADE


Internautas relataram que, mesmo tentando “dar unfollow”, continuavam aparecendo como seguidores dos perfis nas redes sociais. Celebridades também foram afetadas pelo suposto problema. Em suas redes sociais, a cantora Demi Lovato expôs a situação, afirmando: “Deixei de seguir esse cara duas vezes hoje”.

Questionada nesta quarta-feira (22), a Meta, responsável pelas plataformas, negou a obrigatoriedade do seguimento automático e destacou que as contas são gerenciadas pela Casa Branca. “As pessoas não foram obrigadas a seguir automaticamente nenhuma das contas oficiais do Facebook ou Instagram do Presidente, Vice-Presidente ou Primeira-dama. Essas contas são gerenciadas pela Casa Branca. Com uma nova administração, o conteúdo dessas páginas muda”, explicou Andy Stone, porta-voz da Meta, em uma publicação no Threads.

Na segunda-feira (20), durante a transição ocorrida por conta da posse do republicano, a conta oficial marcava 8.735 seguidores. Atualmente, após os relatos, os números já ultrapassam 18 milhões.