Search
Close this search box.
Search

Após morte de filha de vereador, prefeitura alerta que Mosquito da dengue deve ser combatido dentro de casa

Com um número de casos que ultrapassa meio milhão em todo o território brasileiro, a dengue voltou a ser grande foco de ações para os órgãos de saúde do país. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando o combate ao mosquito Aedes aegypti e alertando para os sintomas e formas de prevenção da doença.

PUBLICIDADE


A prevenção é feita evitando a proliferação do mosquito, cujos criadouros nascem em locais com água armazenada, como vasos de plantas, pneus, garrafas, galões de água, piscinas sem manutenção e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas e cascas de ovo.

Confira algumas dicas de como evitar o nascimento do Aedes aegypti:

– Deixar bem tampados e lavar com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água, cisternas, jarras e filtros.

– Não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Areia fina deve ser colocada até a borda do prato.

– Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para 1L de água, regando no mínimo duas vezes por semana. O líquido acumulado nas folhas também deve ser sempre retirado.

– Não juntar vasilhas e utensílios pequenos que podem acumular água, como tampa de garrafa, casca de ovo, lata, saco plástico de cigarro, embalagens plásticas e de vidro, corpo descartável etc.

– Guardar garrafas vazias de cabeça para baixo.

– Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza do município, por meio dos Ecopontos, e caso precise mantê-los, guardar em local coberto

Todos os direitos reservados