A Central de Transplantes de Fígados em Alagoas anunciou, nesta terça-feira (1°), a paralisação imediata dos procedimentos no Estado. O motivo é falta de pagamento por parte do Governo de Alagoas não repassou os recursos financeiros.
O anúncio foi feito pelo médico cirurgião Oscar Ferro, o chefe de Transplantes de Fígados no estado, que publicou uma nota nas redes sociais e desabafou: “Difícil fazer um trabalho sério nesse estado!!!”.
“A falta recorrente de remuneração e recursos financeiros obrigou a suspensão das atividades, afetando diretamente a população que depende desse serviço essencial para salvar vidas”, diz o posicionamento.
Ainda segundo a Central, em 2024 já foram realizados 9 transplantes e o governo do estado só pagou um procedimento até o momento.
“No entanto, oito permanecem sem pagamento desde abril, o que torna impossível a continuidade do trabalho de nossa equipe, que atua 24 horas por dia, com total dedicação e compromisso”, diz o comunicado.
Por fim, a Central afirmou que os atendimento só serão retornados após os valores pendentes serem regularizados e pediram que a equipe seja contrata de forma efetiva.
“Apelamos com urgência às autoridades competentes para que solucionem essa questão e garantam o retorno imediato dos transplantes. Este serviço essencial já transformou inúmeras vidas em Alagoas e não pode ser interrompido”, conclui a nota.