O deputado português André Ventura, líder do partido Chega foi repreendido por parlamentares ao chamar Lula de bandido enquanto defendia ataques realizados por manifestantes em Brasília. Presidente do parlamento disse que expressão ofensiva é violação do Regimento da Assembleia da República.
Em discurso, Ventura saiu em defesa de manifestantes que atacaram os Três Poderes em Brasília “O Chega queria começar por deixar claro o seguinte: Nós compreendemos perfeitamente a fúria e a angústia de milhões de brasileiros ao verem seu país governado… e eu peço desculpas às autoridades brasileiras acreditadas em Portugal… governado por um bandido que…” logo em seguida o deputado foi interrompido pelo presidente da assembleia, Santos Silva, que repreendeu o termo utilizado “Sou obrigado a pedir a vossa excelência que não use essa expressão”, sendo aplaudido por outros parlamentares.
Ventura é presidente do partido de extrema-direita Chega e foi defensor de Jair Bolsonaro durante a campanha do ex-presidente, chegando a gravar vídeos em defesa de Bolsonaro. Apesar de minimizar o ataque realizado em Brasília, o deputado português chegou a fazer um apelo logo após a invasão para que Bolsonaro respeitasse o resultado das eleições “E esse é o apelo que faço [ao ex] Presidente Jair Bolsonaro e ao Partido Liberal que serene os ânimos e que possa dar às autoridades novamente condições de ocupar os edifícios da democracia brasileira”.
Veja o vídeo: