Aquela noite divertida com amigos pode parecer perfeita até que, na manhã seguinte, um turbilhão de ansiedade aparece. Essa sensação, conhecida como “ansiedade da ressaca” ou *hangxiety*, afeta cerca de 22% das pessoas que consomem bebidas alcoólicas de forma social, segundo um artigo publicado no The Conversation Brasil pelos pesquisadores Blair Aitken e Rebecca Rothman, da Swinburne University of Technology, na Austrália.
Enquanto algumas pessoas sentem apenas um leve desconforto, outras enfrentam uma forte sensação de inquietação, muitas vezes difícil de controlar. Essa ansiedade pós-festa pode incluir picos de medo, coração acelerado e a constante repetição de eventos ou conversas da noite anterior.
Fenômenos como as “angústias de domingo” também intensificam o quadro, levando a uma mistura de pânico e dificuldade em relaxar. O estudo ressalta como essa experiência é comum e mostra que, para muitos, o impacto do álcool vai além dos sintomas físicos, influenciando também a saúde mental.