A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) atuou, somente em 2024, em 154 denúncias de terrenos abandonados em Maceió. O número – divulgado neste sábado (22) – representa 40% do total de notificações e autuações expedidas pelo órgão este ano.
O Código Municipal de Limpeza Urbana esclarece que o proprietário que abandonar um terreno pode ser multado, assim como orienta que os locais devem ser limpos e drenados periodicamente. Em caso de descumprimento, o cidadão pode ser punido em até R$ 3 mil.
Para evitar que o terreno sirva de depósito para carroceiros e cidadãos, que praticam o descarte irregular, o proprietário deve vedá-lo com muro de tijolos ou cerca viva, sendo passível de sanção, que pode chegar a R$ 6 mil.
Em caso de denúncias, o maceioense pode enviar uma foto ou um vídeo do terreno abandonado, além do endereço completo, para a Central de Monitoramento da Alurb, através do Whatsapp (82) 98802-4834, ou solicitar informações sobre como proceder no número 156 ou 0800 082 2600.