Contra a deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB) o Centro Acadêmico XI de Agosto, representação política dos estudantes do Largo São Francisco, nesta segunda-feira (6) divulgou um documento repudiando o retorno da parlamentar às salas de aula da instituição. “não é mais bem-vinda”, diz a carta, diz ainda que ela teve uma “contribuição indecente para o País” nos últimos anos.
Quando não conseguiu se eleger na ultima eleição para o Senado nem ocupar cargo algum, Janaína se mostrou interessada em voltar para universidade. Ela se licenciou da USP em 2019 para cumprir seu mandato como deputada.
“Desde que se tornou uma das lideranças e a principal fiadora jurídica da extrema-direita, Janaína abandonou os valores democráticos que devem permear as salas de aula da principal instituição de ensino jurídico do País”, destacam em um trecho da carta, que classificou seu retorno como “perturbação”.
No período eleitoral a Faculdade de Direito produziu uma carta em defesa do Estado Democrático que obteve mais de 1 milhão de assinaturas. Os alunos ressaltam que Janaína foi uma das poucas docentes que não à assinaram.
“Consideramos que Janaina Paschoal tem dado uma contribuição indecente para o País”, destacam. “Nos quatro anos sombrios que o País enfrentou sob o governo de Bolsonaro, Janaina se apresentou como uma espécie de bolsonarista esclarecida. No entanto, as suas supostas divergências com os movimentos de extrema-direita são mínimas e consideramos haver, em suas mãos, tanto sangue quanto nas mãos deles.”