Alfabetização e ensino integral: bandeiras da campanha do PT na educação não receberam investimentos significativos no primeiro ano de governo

Imagem: Reprodução

No último trimestre do primeiro ano de governo, o Ministério da Educação (MEC) entrou em mais um dilema político, dessa vez, pela falta de investimentos nas duas bandeiras principais da campanha política do PT na área educacional: a alfabetização e o ensino em tempo integral.

Com relação ao ensino em tempo integral, até o momento, menos de 50% — mais exatamente, 41% — dos R$1 bilhão previstos foram executados. E mesmo assim, grande parte desse investimento nem foi direcionada a assuntos relacionados diretamente à esta política de ensino.

Na alfabetização, o cenário é ainda mais preocupante, visto que nenhum valor do que foi estimado (R$801 milhões), foi investido até o momento. Dado aos fatos, o ministro Camilo Santana (PT) vem sendo pressionado com constante críticas pela falta de destino dos recursos, mas afirma que o MEC está trabalhando na elaboração de sistemas operacionais para garantir a agilidade no repasse das verbas para as secretarias de educação do país.

Todos os direitos reservados