O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta quarta-feira (14), a nova prisão dos blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro atendeu ao pedido da Polícia Federal.
Allan é investigado pelos crimes de obstrução de Justiça, ameaça e crimes contra a honra. Enquanto Oswaldo é investigado por corrupção de menores, já que estaria se passando pela filha para fazer postagens. Atualmente, os blogueiros estão fora do Brasil.
A casa da ex-mulher de Eustáquio em Brasília foi alvo de buscas nesta quarta – equipes do Conselho Tutelar acompanharam a ação. O ministro Alexandre de Moraes também autorizou buscas contra o youtuber e influenciador de direita Ed Raposo, em endereços no Espírito Santo.
Desde 2021, o STF investiga a atuação de blogueiros e políticos aliados de Bolsonaro para atentar contra a democracia. Ao todo, nove medidas cautelares e dois mandados de busca foram cumpridos no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Amazonas e no Distrito Federal.