Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Alagoas. A autoria dos projetos é da Mesa Diretora da Casa, sob a presidência do deputado Marcelo Victor (MDB).
Gilmar Mendes receberá o título de cidadão honorário de Alagoas, a comenda Tavares Bastos e a comenda Pontes de Miranda. Enquanto Alexandre de Moraes ganhará o título de cidadão honorário de Alagoas e a comenda de mérito Tavares Bastos. O projeto lido em Plenário será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
A justificativa de Marcelo Victor para as honrarias aos ministros é “o reconhecimento aos excepcionais serviços prestados à nação e, consequentemente, ao Estado de Alagoas, e sua defesa incansável da democracia e pela notável contribuição ao desenvolvimento jurídico e institucional do Brasil”, cita um trecho do projeto.
A Mesa Diretora também destaca que a trajetória do Ministro Gilmar Mendes é exemplar e enfatiza uma série de realizações significativas, com grande impacto no cenário jurídico nacional. Já Alexandre de Moraes é reverenciado por sua defesa da democracia e sua contribuição ao desenvolvimento jurídico e institucional do Brasil.