A Secretaria de Saúde de Arapiraca emitiu um alerta epidemiológico diante do significativo aumento de casos confirmados de Covid-19 no município. Enquanto as semanas epidemiológicas de novembro apresentaram uma média de 8 a 21 casos, dezembro registrou uma escalada preocupante.
Na semana epidemiológica 51, de 17 a 23 de dezembro, foram confirmados 95 casos, e na semana anterior, de 10 a 16, foram registrados 122 casos positivos. Apesar do aumento, a Secretaria informou que, até o momento, todos os pacientes apresentam apenas sintomas leves da doença, sem necessidade de internação hospitalar.
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca recomenda uma dose de reforço da vacina COVID-19 (Bivalente) para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que receberam a última dose há mais de 6 meses.
Além da vacinação, o alerta destaca medidas preventivas como higienização frequente das mãos, busca por atendimento médico ao apresentar sintomas gripais, uso de máscara, evitar aglomerações e ambientes fechados. A população foi orientada a procurar unidades de saúde em caso de sintomas e a seguir as recomendações de isolamento quando necessário.