O vice-presidente da República, Geral Alckmin (PSB), afirmou que o governo federal não tem a intenção de retaliar os Estados Unidos com base no Projeto de Lei (PL) da Reciprocidade, mesmo após a aplicação de um tarifa de 10% sobre produtos brasileiros. A afirmação foi feita na última quinta-feira (3), no Blog do Magno no início da noite.
Quando questionado sobre essa possibilidade o parlamentar alegou que: “Não pretendemos usar”. O também comandante do Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviço (MDIC), ressaltou que o Brasil não deve entrar em conflitos comerciais com norte-americanos.
“Precisamos respeitar as decisões de outros países e, ao mesmo tempo, proteger os nossos produtos. Mas o caminho que vejo é o do diálogo e da negociação”, afirmou.
A PL da Reciprocidade irá estabelecer critérios para que o Brasil possa reagir a barreiras comerciais impostas por outros países. Alckmin também informou que o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar o texto. Embora não utilize no momento.