O estado de Alagoas registrou alta na taxa de homicídios em 2023 e foi na contramão da média do Brasil. As informações foram trazidas pelo Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12). Em âmbito nacional, os índices apresentam queda desde 2021, mas, no aspecto local, o cenário foi diferente.
Enquanto o país registrou a média de 21,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes, Alagoas foi um dos nove estados da Federação a registrar alta de 4,7%, com uma taxa de 35,3 homicídios, o sexto estado mais violento do país nesta proporção.
Os números do Atlas da Violência vão na direção oposta da divulgação feita pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). O Estado atesta redução de 19,8% nos crimes contra a vida no primeiro semestre de 2024, além de exaltar a redução de 46,9% no índice de assassinatos entre 2012 e 2022, a maior queda entre os estados do Nordeste.
A SSP reforça o discurso de que há mais combate à violência por meio da efetivação de militares aliada ao investimento em equipamentos modernos e infraestrutura adequada para proporcionar segurança à população.