Mais da metade dos acidentes de trânsito registrados em Alagoas envolvem motocicletas, segundo o Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12). De acordo com o levantamento, 58,3% das ocorrências no estado têm motociclistas envolvidos, o que coloca Alagoas como a terceira maior taxa do país, atrás apenas do Piauí (69,4%) e do Ceará (59,5%).
O relatório, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), trouxe pela primeira vez dados sobre violência no trânsito. O destaque foi para o crescimento das mortes de motociclistas, que aumentaram 12,5% no Brasil entre 2022 e 2023, passando de 5,6 para 6,3 mortes por 100 mil habitantes.
Apesar da alta proporção de acidentes com motos, Alagoas não está entre os seis estados com maiores taxas de mortes proporcionais nesse tipo de ocorrência. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 1,2 milhão de pessoas foram internadas em 2023 no Brasil por conta de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas.