Search
Close this search box.
Search

Alagoas registra aumento de 120% no número de doadores de medula óssea

Foto: Carla Cleto

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) já cadastrou 2.266 alagoanos para doação de medula óssea este ano, o que representa um aumento de 120% comparado ao mês período do passado, quando foram cadastrados 1.030 alagoanos.

PUBLICIDADE


Os dados são do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), e foram divulgados na quarta-feira (25).

O voluntário que desejar se cadastrar como doador de medula óssea deve ter entre 18 e 35 anos, portar documentos como CPF ou RG, um comprovante de residência, além de estar em boas condições de saúde. Para se cadastrar, é necessário preencher um formulário e fazer a doação de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter o código genético.

O procedimento

No ato da doação, o voluntário passa por uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral. Por meio deste procedimento, é retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que será utilizado para ser transplantado em um paciente portador de uma doença hematológica, em que a mais comum delas é a leucemia.

Após 48 horas, o voluntário já poderá retomar as suas atividades normais, uma vez que o procedimento é considerado simples.

 

Todos os direitos reservados