Alagoas tem registrado um aumento no número de empresas abertas, apenas no primeiro semestre de 2024, 18.721 novos negócios foram abertos. Os dados foram divulgados pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), um crescimento de 1,13% em comparação ao mesmo período em 2023.
Os números apontam um aumento nas microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs), que contribuem para a geração de emprego e renda no estado. Sobre porte dos novos negócios, foram registrados 14.017 microempreendedores individuais (MEIs), com redução de 1,68% para o mesmo período do ano passado; 3.403 microempresas (MEs), um crescimento de 9,25%; e 856 empresas de pequeno porte (EPPs), crescimento de 20,73%.
Em entrevista ao Cada Minuto, o economista Cícero Péricles destacou que os setores de comércio e serviços formam um bloco que representa 70% da economia alagoana, sendo os maiores empregadores no setor formal, com carteira assinada, e no setor informal. “São os maiores contribuintes para o orçamento estadual. Como não poderia deixar de ser, são eles que mais criam empresas e atraem o maior número de trabalhadores”, afirma.