De acordo com dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, Alagoas lidera o ranking de incidência de meningite e ocupa o segundo lugar em todo o país. O cenário é considerado preocupante por especialistas por conta da queda da cobertura vacinal nos últimos anos.
Mais recentemente, foi divulgado um alerta epidemiológico após casos confirmados de meningite C em Maceió, nos bairros de Benedito Bentes, Jacarecica e Serraria. Dados mostram que a cobertura vacinal foi considerada baixa, com 84,85% em 2025 e 85,82% em 2024. O recomendado para proteção coletiva é superior a 95%.
O pico de letalidade da doença em Alagoas também é preocupante. O Brasil registrou um pico de 25,6% em 2023, enquanto, em Alagoas, no mesmo período, o índice foi de 60%, mais que o dobro da média nacional.
Em combate ao aumento de casos, a Prefeitura de Maceió realizou uma estratégia de bloqueio vacinal no início de fevereiro nos bairros do Benedito Bentes e da Serraria, imunizando pessoas em um raio de até 1 km dos casos identificados.












