O maceioense Gustavo Toroca foi eleito vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) nesta quarta-feira (15) durante a Assembleia Geral Eleitoral da CBV, que ocorreu no Rio de Janeiro, ao lado do Presidente eleito e ex-técnico da seleção brasileira masculina, Radamés Lattari, com a chapa Avança Brasil, ambos foram eleitos por aclamação. A dupla vai liderar a entidade no ciclo 2025-2029.
Gustavo “Toroca”, como é carinhosamente conhecido, herdou o apelido de seu saudoso pai, Walter Pitombo Laranjeiras, que foi um grande líder politico e uma lenda do voleibol local e nacional, tendo revelado inúmeros atletas, Toroca Pai faleceu em maio/23, quando era presidente da CBV.
“Tenho forte ligação e amor pelo voleibol. Apresentei minha candidatura após ser procurado por alguns presidentes de Federações nacionais, que me pediram que aceitasse esse desafio. Assumi essa missão por entender que posso colaborar para que o voleibol brasileiro se torne ainda mais vencedor e cresça não só como esporte, mas como ferramenta de inclusão social. Ao lado do presidente Radamés Lattari, quero desenvolver iniciativas que tornem o nosso esporte cada vez mais popular, sustentável e vitorioso. Em parceria com as Federações e os clubes, teremos um olhar atento para a base, com um trabalho voltado para o desenvolvimento de novos talentos e a formação de futuros campeões”, diz Gustavo.
Emocionado com a reeleição na entidade, Gustavo relembrou a influência paterna: “Meu pai sempre dizia que eu era um cara discreto, longe dos holofotes, mas um grande articulador. Ele foi meu maior exemplo de dedicação ao esporte, e eu sigo comprometido em honrar seu legado.”
Gustavo Toroca é formado em Direito e Administração. Foi presidente da Federação Alagoana de voleibol e atuou no setor público, como Secretário da Indústria, Comércio e Agricultura da Prefeitura de Maceió. Gustavo é também empresário e ex-atleta de vôlei de quadra.
A dupla reforça o compromisso com a evolução do voleibol brasileiro, consolidando a CBV como a maior confederação de esportes olímpicos do país.