Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, que foi divulgado nesta quinta-feira (20), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Nenhum dos 102 municípios de Alagoas está entre as 50 cidades mais violentas do País.
O levantamento é baseado em dados de 2022 que apontam ainda que Maceió não é mais classificada como violenta, como já foi em 2015 quando colocada em primeiro lugar como a capital brasileira mais violenta e em nono lugar em 2021.
Para Flávio Saraiva, secretário de Estado da Segurança Pública, o fator que mais afetou nessa realidade foram os vários investimentos na segurança realizados pelo Governo do Estado.
“Hoje, o Governo tem um diferencial que garante colhermos estes resultados, que é a capacidade de investimentos. Construímos CISPs [Centros Integrados de Segurança Pública], unidades policiais, compramos armamentos, equipamentos de proteção individual e outros itens, além de investir em concursos públicos e promover a integração policial”, destaca. “Todos estes fatores, quando unidos, possibilitam que nossos policiais, bombeiros e peritos tenham melhores condições de trabalho e assim garantam melhores resultados. E aí na ponta do processo, a população se sente mais segura”, disse.