Search
Close this search box.
Search

AL é o 3° estado do NE com maior registro de inquéritos de crimes eleitorais investigados pela PF

Divulgação

Alagoas está entre os estados brasileiros com o maior número de inquéritos de crimes eleitorais investigados pela Polícia Federal. No Nordeste, o estado ocupa o terceiro lugar no ranking. Segundo dados divulgados pela PF entre os dias 15 de agosto e a manha desta sexta-feira (4), mais de 80 inquéritos já haviam sido instaurados.

PUBLICIDADE


No cenário nacional, é o estado do Rio de Janeiro que lidera o ranking como o estado com maior número, com 336.  O menor número ficou com a Paraíba, com 52.

N total, AL tem sob investigação 82 casos suspeitos, abaixo do Ceará (127) e de Sergipe (103).

A maior parte dos 2.281 casos é oriundo da Justiça Eleitoral (692) e do Ministério Público Eleitoral e Ministério Público.

A maioria das denúncias se refere aos crimes de caixa dois/falsidade eleitoral (Artigo 350 do Código Eleitoral), com 653 registros; seguido de inscrição/transferência fraudulenta de eleitor (Artigo 289), com 542; compra de votos (Artigo 299), com 296 casos; e apropriação indébita de bens ou recursos destinados ao financiamento eleitoral (Artigo 354-A), com 258 ocorrências.

Já em Alagoas, a maior parte dos inquéritos (50) é referente a denúncias de inscrição ou transferência fraudulenta de eleitores; em segundo lugar, com 20 registros, está o uso de documentos falsificados ou alterados (Artigo 353); e, em terceiro, com 16 inquéritos, caixa dois.

Da Redação, com PF/AL

Todos os direitos reservados