O Banco Central informou que ainda existem R$ 9,13 bilhões em “valores esquecidos” por clientes em instituições financeiras, conforme balanço de março de 2024. Os recursos podem ser de pessoas físicas (inclusive falecidas) ou jurídicas, deixados em bancos, consórcios ou outras entidades.
A consulta e solicitação de devolução só podem ser feitas pelo site oficial do BC: valoresareceber.bcb.gov.br, e é necessário informar uma chave PIX. Quem não tiver chave cadastrada deve combinar outra forma de recebimento diretamente com a instituição.
No caso de pessoas falecidas, somente herdeiros, inventariantes, representantes legais ou testamentários podem consultar e resgatar os valores, mediante o preenchimento de um termo de responsabilidade. Apesar de o Congresso ter autorizado o recolhimento dos valores em 2024, o Ministério da Fazenda esclareceu que o processo não está em andamento e não há prazo limite para os resgates.
Desde fevereiro, o Banco Central implementou uma nova verificação de segurança no Sistema Valores a Receber, exigindo acesso por conta gov.br com nível prata ou ouro. O login passou a ter duas etapas, incluindo a validação facial no aplicativo gov.br. Para entrar no sistema, é necessário informar CPF, senha e um código gerado no próprio aplicativo.