A uma semana do Enem, professor e psicólogas falam sobre como reduzir nervosismo e aumentar concentração

No próximo domingo (05/11), estudantes de todo o Brasil participam do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta semana que antecede o vestibular, é comum que os alunos tenham sentimentos negativos, como insegurança, nervosismo e medo do dia da prova.

O Cada Minuto conversou com profissionais, que explicaram que é importante manter a calma e entender que se trata de um momento de transição, que traz muitas mudanças e novidades.

A psicopedagoga clínica Verônica Wolff aponta que é imprescindível aprender a controlar os quadros ansiosos para evitar que a autocobrança e a expectativa por resultados extraordinários comprometam a realização da prova. Ela também fala sobre a importância do apoio familiar nesta etapa.

“Nossa ansiedade surge geralmente em situações que geram muita expectativa. Para os jovens, este momento do vestibular é algo muito esperado”, explica a psicopedagoga.

Verônica ressalta a necessidade do apoio familiar na reta final e na semana entre as provas para incentivar e reduzir o sentimento de impotência do vestibulando. “A família deve estar muito junto com estes jovens e buscar alternativas que fortaleçam a saúde mental deles, mostrando que se desta vez não alcançarem o esperado, novas oportunidades virão”.

A coordenadora defende que a transição entre ensino médio e ensino superior pode gerar quadros de ansiedade devido às expectativas criadas e o medo da mudança.

“Carregamos vícios ainda do ensino médio, mas quando conseguimos terminar a fase do ENEM e entramos no ensino superior nos deparamos com uma realidade totalmente diferente, nos dá uma sensação de ‘E agora?’”, pontua a psicopedagoga.

|Fonte: Cada Minuto

Todos os direitos reservados